Notícias

04/12/2017

Devo usar capacete em modalidades equestres

<<Prev Next>>

“Será que a cultura é mais importante que a possibilidade de um acidente dentro da pista?”

Recentemente pedimos a todos os nossos leitores que respondessem a enquete sobre o uso do capacete em modalidades Western.

As provas equestres, de velocidade ou não, oferecem algum risco de acidentes aos cavaleiros e cavalos. Em sua opinião, o uso do capacete deveria ser obrigatório de uma forma geral nas modalidades Western?

A contribuição de todos foi de extrema importância para discutirmos de forma saudável assuntos que podem contribuir de maneira positiva com o mercado.

Ok! Mas qual foi o resultado da enquete?
(ver imagem)

Ainda para nos ajudar a mapear melhor a questão, pedimos a nosso parceiro, Aluisio Marins, da UC, sua análise sobre esse resultado.

“Para a prática de qualquer esporte que envolva risco físico, seja ele a cavalo ou não, é necessário o uso de equipamentos de segurança. Por exemplo, no motocross, motovelocidade e salto, o uso do capacete é obrigatório como item de segurança. E a exigência de equipamentos de segurança não deveria mudar em relação a esportes equestres”, analisa Aluisio.

Ainda que exista o argumento de que modalidades Western possuem toda uma cultura ao seu redor e que é difícil mudar uma cultura, ele complementa: “Se usarmos esse argumento, basta criamos regras e seguí-las. O Adestramento Clássico, por exemplo, que é uma modalidade que existe há séculos, nunca exigiu capacete. Porém, agora a Federação Equestre Internacional está mudando essa regra e passando a exigir o uso desse equipamento. Será que a cultura é mais importante que a possibilidade de um acidente dentro da pista?”, questiona.

“As vezes, vemos acidentes nos Três Tambores ocasionados por baixa qualidade de equitação, onde as pessoas ficam muito mais suscetíveis ao perigo se não estiverem com equipamento de segurança. Não estou defendendo uma posição ou outra, apenas justificando o resultado, que mostra que as pessoas se importam com o quesito segurança”, finaliza.


Outras Notícias

Rua Corumbá, 4000 - Candeias
Jabotão dos Guararapes - PE | 54430-200

chzs@chszs.com.br
+55(81) 3469-3290 | 98802-5000

+55(81) 98802-5000

ZAITE Tecnologia